Performance/ Credit & notes

CONTATO E IMPROVISAÇÃO

CONTATO E IMPROVISAÇÃO DRAWINGS BY RICARDO WOO NA PRÁTICA DO CONTATO E IMPROVISAÇÃO "O DESENHO DA DANÇA OU A DANÇA DO DESENHO NO CONTATO E IMPROVISAÇÂO
FAÇO O REGISTRO E INTERPRETO ESSE TEMPO E ESPAÇO SÃO CORPOS QUE COLIDEM INTERNAMENTE E EXTERMANTE ONDE É VIVIDO NO MEU PENSAR O DESENHO DA DANÇA E A DANÇA DO DESENHO, E CORPOS NO MESMO TEMPO E ESPAÇO, AQUI NÃO SÃO SÓLIDOS , SÃO EXPRESSÕES E EMOÇÕES...
"A palavra Jam vem da expressão "jazz after midnight", que se referia a encontros em que músicos de jazz improvisavam madrugada adentro...

No contexto do Contato Improvisação, a Jam é um espaço livre para a experimentação e prática do movimento. Diferente da aula ou do espetáculo, é um espaço aberto a diversas formas de participação e contribuição, de exploração e descoberta das possibilidades da improvisação em dança..."

 

“CORPOGRAFIA READYMADE" 13 06 15

“CORPOGRAFIA READYMADE" é o oitavo experimento do Corpografia com base na jam de dança, um improviso coletivo e híbrido, de ação e colisão colaborativa rumo à investigação das diferentes naturezas físicas e estéticas, através de diálogos e confrontos das linguagens das artes visuais e plásticas frente à dinâmica do movimento. 

Baseado no Readymade de Marcel Duchamp onde o artista selecionava
objetos manufaturados comuns e reposicionava-os como objeto de arte. Um antídoto para o que ele chamou de "arte retiniana", a arte que era apenas visual e procurava outros métodos de expressão. 

As escolhas dele refletiam seu senso de ironia, humor e ambiguidade. "A ideia sempre vem primeiro como uma forma de negar a possibilidade de definir a arte".

Sua concepção do readymade mudou e se desenvolveu ao longo do tempo. "Minha intenção era ficar longe de mim, embora soubesse perfeitamente bem que estava usando a mim mesmo. Um pequeno jogo entre "eu" e "mim", disse ele. 

A primeira definição de "readymade" apareceu em André Breton e Paul Éluard no Dictionnaire du abrégé Surréalisme: "um objeto comum elevado à dignidade de uma obra de arte pela simples escolha de um artista". 

Os dançarinos improvisadores estão convidados a escolher e trazer para a Corpografia objetos comuns do cotidiano e estabelecer um diálogo em movimento (individual, duos, trios ou grupos).
Os trajes podem ser roupas comuns de uma única cor, sem listras, estampas ou imagens...

STRIKE A POSE - CORPOGRAFIA

Vernissage e Performance na exposição DANS de Ricardo Woo na Sala do Olhar

“STRIKE A POSE” é o sétimo experimento do CORPOGRAFIA com base na jam de dança, um improviso coletivo e híbrido, de ação e colisão colaborativa rumo a investigação das diferentes naturezas físicas e estéticas, através de diálogos e confrontos das linguagens das artes visuais e plásticas diante da dinâmica do movimento. 

Na performance viverá a “POSE” uma interpretação lúdica e satirizada do universo das celebridades e selfies. 

Os dançarinos improvisadores são convidados a dançar diante de flashes e espelhos numa ocupação da “ESQUINA DA FAMA” ( Avenida Cardeal Arco Verde com a Rua Dr. Vírgílio de Carvalho Pinto)”

JAM - CORPOGRAFIA FROTAGE/ TEXTURAS NA CASA AMARELA

A JAM é um encontro de improvisação entre dançarinos, músicos, artistas plásticos, performers, fotógrafos, videomakers, atores e afins. 
Na primeira parte do encontro serão conduzidos exercícios de aquecimento e dinâmicas de improvisação, em seguida todos estão convidados a interagir espontaneamente. 

A ocupação da Casa Amarela faz parte do Projeto Ateliês Compartilhados, espaços públicos ociosos, cedidos por meio de contrato para coletivos artísticos.

CORPOGRAFIA PB
"o positivo é sustentado pela presença do negativo"

Espaço Rasa 07/12/13

CORPOGRAFIA é um projeto dirigido e criado pela parceria com a dançarina, psicoterapeuta e coreógrafa OTilia Françoso Didi e o arquiteto, performer e artista plástico Ricardo Woo.

Corpografia usa como base uma jam de dança de improviso coletivo, este experimento híbrido, de ação e colisão colaborativa tem rumo a investigação das diferentes naturezas físicas e estéticas, através de diálogos e confrontos das linguagens, usando as estratégias das artes visuais e plásticas diante a dinâmica do movimento.

CORPOGRAFIA Carvão + Papel
CORPOGRAFIA-Charcoal + Paper

EXPERIMENTO COLETIVO DO DESENHO COM O CORPO EM MOVIMENTO SOBRE O PAPEL.
Espaço Rasa, São Paulo, Brazil (09/2013)

Colaboradores, Improvisadores & Criadores:  Giampi D'andrea, Loredana Manfrè, Manuela Romeiro, Ana Luisa Ribeiro, Andrea Lago, Mariane Wegmann, Dresler Aguilera, Ricardo Neves, Olavo Silva, Renato Levi, Katia Silva, Mônica Estela, Cléia Plácido, Daniel Seda, Daniel Freitas, Rafael Markhez, Danielle Rocha Penafiel Domingues, Renata Lopes Oliveira, Mariana Kuroyama, Camila Vinhas Itavo, Franciane Silveira Ane, Eduardo Jorge Canella, Pat Cezario, Hugo Alabi, Lana Sultani, Kiki, Alexandre Lucato, Sidnei Paulo, Carlos Antonio Schafranski, Tatiane Ramos, Sergio Alves,  Fabiana Dos Reis Marchiori, Ana Bergamaschi, Steph Yz, Deise Mara Engel Vieira, Claudinha Rosa, Antonio Lopes, G Diego Vichutilitarian, Espaço Rasa, Marcelo Bottini,
Macim Soares, Claudio Montuor, Luiza Viegas, Vitor Daneau, Maria Carolina, Patricia Basile, Deise Mara Engel Vieira, Juliana Dias, Frank Avabash, Vanessa Nunes, Sandra Godoy.

 

CORPOGRAFIA “STRIKE A POSE” happening performance esperimento parte da exposição DANS de RICARDO WOO

Local: Rua Dr. Vírgílio de Carvalho Pinto 655(esquina com Cardeal Arcoverde) Vila Madalena

Quando: durante a Vernissage de DANS dia 11 de agosto de 2014 a partir 20:00hrs vários todos durando “15 minutos”

CORPOGRAFIA  é um projeto dirigido e criado pela parceria da dançarina psicoterapeuta e coreógrafa OTÍLIA FRANÇOSO DIDI e o arquiteto performer e artista plástico RICARDO WOO. CORPOGRAFIA “STRIKE A POSE” será a sétima CORPOGRAFIA.

Corpografia usa como base uma jam de dança de improviso coletivo, este experimento híbrido, de ação e colisão colaborativa tem rumo a investigação das diferentes naturezas físicas e estéticas, através de diálogos e confrontos das linguagens, usando as estratégias das artes visuais e plásticas diante a dinâmica do movimento.

Na CORPOGRAFIA “STRIKE A POSE” happening performance experimento  viverá a “POSE” numa interpretação no nosso universo das celebridades e selfies, os dançarinos improvisadores convidados dançaram diante flashes e espelhos numa ocupação da “ESQUINA” Avenida Cardel Arco Verde com a Rua Dr. Vírgílio de Carvalho Pinto a questão do site-specific, trabalha de forma lúdica e sátira “aesquina da fama”,  o tempo de duração terá  15 minutos. E se repetirá durante a noite, celebrando a profecia do artista Andy Warhol “no futuro todos terão seus 15 minutos”.

 

PERFORMANCE/RAKU SACRIFÍCIO

PERFORMANCE/RAKU SACRIFÍCIO
no VIII Encontro de Ceramistas em Paraty 19/abril/2014
CREATED by Ricardo Woo,
PRODUCTION Dalcir Ramiro, Luciana Marsilio
PHOTO by Phelipe Paraense
DANCE PERFORMANCE by
Fernando Alcântara
Adan Bulhões
André Padua
Barbara Reis
Fernanda Fagundes
Thomas Junior
Eduardo Thiago Alcantara
MUSIC by
Pedro Alfazema
Nene Birdanga
Mathews Gonzaga Burger
Colaboration from artists of Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ; Machinegun Grillo Renê Gomes Thalles Yvson
*MY SPECIAL THANKS FOR Dito & Zezé(Atelier Dragão Baiano), Keity Valença(posou para o modelo vivo), Renato Levi, Célia Cymbalista, Antonia Moura, Barbara Rossi, Flora and ALL CREW of VIII Encontro de Ceramistas de Encontro de Ceramistas em Paraty and many many others...

 

PERFORMANCE/RAKU "Sacrifício" Encontro de Ceramistas de Paraty

PERFORMANCE/RAKU "Sacrifício" VIII  Encontro de Ceramistas em Paraty 19/abril/2014
Created by Ricardo Woo,
Production: Dalcir Ramiro, Luciana Marsilio
DANCE PERFORMANCE by
Fernando Alcântara
Adan Bulhões
André Padua
Barbara Reis
Fernanda Fagundes
Thomas Junior
Eduardo Thiago Alcantara
MUSIC by
Pedro Alfazema
Nene Birdanga
Mathews Gonzaga Burger
Colaboration from artists of Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ; Machinegun Grillo Renê Gomes, Thalles Yvson
PHOTO by Renato Levi
*SPECIAL THANKS FOR ALL CREW of VIII Encontro de Ceramistas de Encontro de Ceramistas em Paraty

 

JANELA AMARELA happening installation

• JANELA AMARELA
a janela é quadrada e o sol é redondo…
ocupação happening desenhístico: JANELA AMARELA
através da JANELA AMARELA um ato de dança - contato e improvisação - e de desenho -grafite na parede. 
as gestualidades do desenho e da dança se encontram nos limites dos 6 planos da sala que explodem dialogando e desafiando o quadrado
desenho vira corpo e o corpo que encontra a sala aqui a desenha
quadro tridimensional? quadrimensional já que a questão temporal é a luz desse evento
criação e produção Ana Luisa Ribeiro, Manuela Romeiro e Ricardo Woo
com a participação de bailarinos e artistas
20:00 hs de 24 de maio de 2013 no CONDOMINIO CULTURAL MUNDO NOVO vila Anglo Brasileira Rua Mundo Novo 342 no atelier da artista plástica Manuela Romeiro
a participação é livre e o material será fornecido.

JANELA AMARELA é parte de uma série de happenings que preparam a expo coletiva dos trabalhos do DESENHOVIVO desde 2011.

YELLOW WINDOW
the window is square and the sun is round ...
occupation happening drawing: YELLOW WINDOW
YELLOW WINDOW by an act of dance - contact improvisation - and drawing graffiti on the wall.
the gestures of drawing and dancing are found within the limits of 6 planes of the room exploding dialogue and challenging the square
design becomes body and body that finds a room here draws
three-dimensional framework? four-dimensional since the temporal issue is the light of this event
creation and production Ana Luisa Ribeiro, Manuela Romeiro and Richard Woo
with the participation of dancers and artists
20:00 pm on May 24, 2013, in NEW WORLD CULTURAL CONDOMINIUM village Anglo Brazilian Street New World 342 at the studio of artist Manuela Romeiro
participation is free and materials will be provided.

YELLOW WINDOW is part of a series of happenings that prepare expo collective work of DESENHOVIVO since 2011.

 

JAM no MINHOCÃO festival BaixoCentro 2013

Dentro do FESTIVAL BAIXO CENTRO, uma intervenção urbana de artistas improvisadores da dança, música, fotografia, vídeo, artes cênicas e plásticas.

Inspirados nas jams de Contato e Improvisação, o coletivo irá percorrer um trecho do Minhocão convidando o público a interagir livremente na pluralidade expressa do espaço.

Através da exploração da concretude das formas, sonoridades e texturas, serão integradas a dança de contato, o desenho, a percussão, o sopro e a captação em foto e vídeo.

Durante o trajeto o grupo irá propor pausas no deslocamento para potencializar a escuta sensorial e atingir uma composição harmoniosa.

A intervenção é um convite a todos para ocupação dos espaços públicos.

Afinal “AS RUAS SÃO PARA DANÇAR”.

Local : Minhocão (entre as rampas de acesso próximas das estações de metrô Santa Cecília e Marechal Deodoro).c
Concentração às 13:00 na rampa em frente a estação Marechal Deodoro do metrô./ Criação  coletivo

 

INTERVENÇÃO NA NATUREZA BAIANA DE MOGIQUIÇABA

Vídeo performances de várias linguagens artísticas em quatro diferentes contextos baianos
Criaçᾶo
Giampi D ‘Andrea, Loredana Manfrè, OTilia Françoso, Ricardo Woo
Sexta feira 18 de Janeiro 2013
Itinerario :
-Ponto de encontro Fazenda Criativa Sᾶovento das 9h00 as 10h00
-Barra da praia de Mogiquiçaba – 10h30
-Manguezal – 11h30
-Mangueira centenária de Sᾶovento – 14h30
-Casa típica baiana e as crianças nativas – 15h30
As performances tem duraçᾶo aproximada de 20 minutos
Participaçᾶo : Almir e familia , Aparecida Eliane , Armando Liger da Rocha Neto, Daniel Fajardo, Giampi D ‘Andrea , Loredana Manfrè , Luc Toronelli, Maria Clara Barbosa, OTilia Françoso, Ricardo Woo …

Produçᾶo
Atelier Dragᾶo Baiano – Fazenda Criativa Sᾶovento

 

LOGRILICS & 3D LOGRILICS

LOGRILICS The Game and the project design by RICARDO WOO; como logos ou corporation ID, são uma collage na tradição matissiana, USANDO RESTOS de recortes feitos EM CHAPAS DE PLÁTICOS E ACRÍLICOS( cortando as formas e extraindo o positivo e rejeitando o negativo...este negativo retorna com nova imagem em si próprio...); estas sucatas acrílicas deixam de lado o manuseamento digital..."question and chalenge the industry and digital ERA that can not answer our recycle matters and the craft heritage, "the handmade"!
... o jogo METROPOLIS constrói um mundo de aquisições retratando os valore$ no período que foi criado... no LOGRILICS numa era de "MARCAS" num mundo onde TODOS são "PUBLISHERS"; a idéia dos "pontos" criando marcas e corporation ID onde poder intelectual é a grande busca e nela tambem esta o dilema do nosso tempo.
...a escolha do acrílico é emblemática pois é o plástico grande vilão do lixo!? ...a ação sobre ele SIM é o grande vilãoACRÍLICOS...estas sucatas acrílicas deixam de lado o manuseamento digital..."question and chalenge the industry and digital era that can not answer our recycle matters and the craft heritage, "the handmade"!